Para um negócio no ramo de alimentação ser bem-sucedido e sustentável, além de servir um produto e atendimento de alta qualidade, o diferencial para aumentar a lucratividade e expandir a empresa no mercado está no investimento em marketing digital para restaurantes. Cada vez mais a Internet faz parte da vida das pessoas e influencia seus hábitos de compra. Trata-se de uma nova relação de mercado e cultura de consumo, então, os restaurantes precisam atentar a essa mudança, porque ela só tende a se intensificar e necessita um negócio presente no digital, para ser reconhecido também na Internet com imagem de marca forte e conteúdo relevante. Não adianta estar no digital apenas por estar, como todo posicionamento de mercado deve ser planejado e consistente em suas ações, para transmitir profissionalismo e uma marca comprometida com a sociedade e seus consumidores. 

Considerando essa nova lógica de divulgação, um negócio de alimentos que oferece produtos “premium”, mas não trabalha com planejamento estratégico para atingir “o público que consome produtos premium” no ambiente digital, pode ter bem menos retorno que um estabelecimento de produtos comuns. É preciso planejamento de marketing para traçar objetivos, metas e oriente ações que definam o público alvo e como impactar ele nas redes. Essa preocupação em adequar a comunicação da empresa para atingir objetivos de vendas , se aproximando dos consumidores,  faz toda diferença para melhorar a experiência do cliente.

Assim, com o planejamento de marketing sua empresa não apenas venderá mais, como também vai selecionar o nicho de mercado em que deseja atuar, consolidar a imagem de sua marca e fidelizar os clientes. Divulgar a marca objetivando crescimento do ticket médio do estabelecimento, e não apenas ter presença digital sem planejar conteúdo,  é fundamental quando pensamos em aplicar estratégias de marketing digital.

Dessa forma, o marketing digital funciona como um filtro de informação e tomadas de decisões mais assertivas, para o seu restaurante otimizar as ações na Internet e utilizar as ferramentas corretas para alavancar seu negócio, aproximar o público alvo e melhorar as vendas. Para tanto, seu restaurante precisa estar presente nas mídias digitais, aplicando o marketing digital para obter esses resultados de vendas e crescimento institucional.

Estar presente nas mídias sociais

Marketing digital para restaurantes é sinônimo de publicação e interação nas mídias sociais. Por meio de plataformas como Facebook e Instagram tem-se grande apelo visual de fotos e imagens que o restaurante pode publicar e organicamente esse tema (comida) já apresenta um grande alcance e produz envolvimento do público, além de poder ser impulsionado como anúncio direcionado a públicos segmentados. Com isso, não apenas o produtos é divulgado, mas também a marca, estabelecendo um canal ímpar de comunicação com seus clientes. A partir disso, deve-se elaborar um plano escrito com calendário editorial de postagens e temáticas possíveis para atingir o público alvo, manter um padrão visual dos conteúdos junto à marca e construir a rede de relacionamentos com curtidas/seguidas, comentários e compartilhamentos, além de estratégias de promoções de vendas em meio a publicações institucionais, para não cansar o cliente apenas com venda venda e venda. Esse plano serve para captação de público interessado no seu produto e, com o tempo, para fidelização para esse público se tornar cliente e ter assiduidade de visitas ao seu perfil ou página na mídia social.

Instagram e Facebook se destacam como principais plataformas para o marketing digital, pois possibilitam conversão de vendas e visibilidade de marca acima da média de outras mídias. As audiências das duas redes, em 2018 já somavam mais de 3 bilhões de usuários no mundo. A escolha por usar apenas essas ou mais redes, como LinkedIn e Pinterest, depende dos objetivos do negócio, mas em geral restaurantes utilizam Facebook e Instagram que apresentam crescimento estrondosos nos últimos anos e têm conquistado a atenção de empreendedores ao planejar o futuro empresarial. Eles têm em vista dados do mercado como: três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek); o Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios (Fonte: AdWeek); 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper). 

Aliar essa presença digital com um delivery próprio ao seu restaurante significa aproximar ainda mais o seu público. A praticidade e comodidade de um restaurante oferecer ao cliente um delivery personalizado agrega credibilidade à marca e fideliza ainda mais o cliente. Além disso, planejar um delivery próprio para o seu restaurante é gerar economia e mais produtividade em termos de venda, porque é uma independência completa de terceiros e se diferencia concorrência que vende somente por marketplace ou aplicativos de comida. Ainda mais vantagem é ter um delivery próprio que não cobra taxa de comissão por pedido, como o Delivery Vip, que oferece gestão de cardápio e de clientes, um sistema integrado ERP que agiliza todos os processos de entrega delivery e possibilita estratégias de venda na plataforma que tem a sua marca, como cupons de descontos, combos e muitos mais. Conheça os planos e todas as funcionalidades do Delivery Vip no site!

Luana Borges, Analista de Marketing da Sfhera Software.

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