O restaurante que pretende se aproximar do seu público precisa ter presença digital e, mais que isso, produzir conteúdo relevante, especialmente nas redes sociais. Facebook e Instagram são as mais utilizadas atualmente pelos brasileiros, mas há ainda muitas outras redes relevantes e com públicos em crescimento: youtube, twitter pinterest, snapchat…

Através da divulgação online o restaurante estabelece seu posicionamento de mercado no meio digital, servindo como a extensão da existência de sua loja física, onde há possibilidades de reverberar sua marca a mercados e consumidores ainda não alcançados.

Além de promover o produto / a empresa / o serviço, as redes sociais disseminam ideias e valores que são reforçados perante seu público, o qual responde e interage às suas investidas publicadas nas mídias digitais. Praticamente não há mais espaço para empresas não atuantes online. Ter um site próprio e perfis nas principais redes sociais tem se tornado item obrigatório!

Com isso, forma-se a tão comentada “rede de relacionamento” na web, onde o posicionamento de marca é um elemento central que deve ser planejado pelas ações de marketing online e offline para obter-se um retorno positivo.

Os empreendimentos do mercado alimentício devem atentar que apenas ter presença digital não é interessante se estiver em uma mídia social, pois lá estará a concorrência proativa para conquistar clientes e fortalecer a imagem da marca. Por isso, o restaurante precisa ter presença digital com planejamento estratégico de marketing, revisado e aplicado frequentemente, medindo resultados e atento aos movimentos do mercado.

Isso é tão importante quanto um cardápio organizado, um bom atendimento pessoal e um ambiente limpo e agradável no momento de servir a comida ao cliente. A estratégia de comunicação também deve ser dinâmica, com diversos pontos a serem tratados para não ser monótono  e pensada com enfoque no cliente.

A produção de conteúdo, portanto, necessita encontrar e reforçar os interesses do cliente, além dos objetivos institucionais e comerciais da empresa. Além de divulgar produtos e serviços, o restaurante deve gerar conteúdo de informação e entretenimento ao seu público para que se torne visitante assíduo de seus perfis das mídias sociais, buscando conteúdos com credibilidade no assunto que trabalha.

Essa estratégia é capaz de transformar a empresa em uma referência naquilo que vende, seja no mercado local, seja no mercado nacional ou mundial, visto que a internet não tem fronteiras. Deste modo, o ciclo de informações bem apresentadas, aliado a um negócio físico que entrega o valor prometido ao seu consumidor, é uma receita de sucesso na atual Era da informação em que os consumidores buscam a curadoria do que é melhor e tem maior custo benefício.

Como fazer isso?

Confira dicas de como promover sua marca e o posicionamento do seu restaurante no mercado com uma produção de conteúdo relevante nas mídias sociais:

  • Além de criar perfis no Facebook e no Instagram, essa presença digital pode ser ampliada e reforçar a construção da rede de relacionamento através do link com conteúdos de outras plataformas da sua empresa, como site, blog e e-mail marketing.

  • A comunicação integrada por meio desses canais transmite uma imagem ainda mais profissional do seu restaurante na internet. Todos os meios que a empresa utiliza para aumentar sua presença digital deve ser divulgado de forma estratégica em materiais no ponto de venda, para informar e atrair interesse de quem ainda não lhe acompanha.

  • As publicações nas mídias sociais como Facebook e Instagram devem ser produzidas a partir de um calendário editorial, com datas e horários, além dos temas organizados nas semanas e meses. Essa organização permite programar a curto, médio e longo prazo o que será prioridade na pauta da comunicação do seu restaurante, com possíveis alterações sazonais e promocionais.

  • Os temas dos conteúdos devem variar entre institucionais, comerciais e informativos. Institucionais como valores e linha de trabalho da empresa, localização, facilidade de acesso e formas de pagamento. Comerciais podem conter programas para fidelizar clientes, ofertas por delivery, cupons de desconto, campanhas de “promoshare” ou “mês de aniversário”.
  • Inove nos formatos! Informativos de serviços e produtos podem apresentar atualizações do negócio, cardápio, fornecedores e clientes, além de entretenimento com notícias e dicas sobre a área (receitas, novidades, indicações de parceiros).

  • A identidade de marca do seu restaurante deve estar sempre presente nas publicações, criando um conjunto de postagens com coerência visual. Isso funciona para o cliente reconhecer a marca assim que ver tal padrão visual no feed de notícias da rede social. Também se torna interessante criar padrões de layouts para cada tipo de assunto que for recorrente na pauta das mídias do restaurante. Assim, o conteúdo criado será sempre relevante, em forma e mensagem,  e personalizado para fortalecer a presença da sua marca na web.

  • Pesquise ideias e ferramentas de divulgação para que os seus conteúdos possam ir além do já feito pelas empresas reconhecidas no setor e fique de olho também nas publicações da concorrência. O seu restaurante tem de superar as próprias ideias de divulgação, fazendo brainstorming de possibilidades para publicar e pensar estrategicamente as necessidades de venda da empresa em cada mês que for planejado o conteúdo.

  • É importante lembrar de linkar os conteúdos entre suas mídias, divulgar novidades, agendar posts, reutilizar conteúdos antigos quando possível, personalizar os posts com sua marca e hashtags, além de direcionar algumas publicações por impulsionamento para segmentar o público por região e interesses. Pesquise sobre mídia paga 🙂

  • Outra boa estratégia é cadastrar-se no Google Meu Negócio e utilizar a geolocalização nas postagens em mídias sociais para sua empresa ser encontrada nas buscas por mapas na web em termos de endereço e horários de funcionamento.

Utilizando esses recursos o seu restaurante potencializa as chances de ser visto e lembrado nas mídias sociais, além de captar clientes a partir do conteúdo relevante publicado. Tudo isso depende de planejamento e revisão constante das estratégias aplicadas com ajuda de relatório de mídias sociais para analisar resultados. Essas são as bases de trabalho no marketing digital para restaurantes que segue uma crescente tendência de mercado. 

    DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.