Muitos estabelecimentos criam promoções, divulgam, mas o resultado é frustrante, abaixo das expectativas de vendas. Isso porque alguns erros comuns têm de ser solucionados, com planejamento estratégico e atenção aos resultados para ter ideias criativas e assertivas conforme os objetivos da empresa.

Deve chamar a atenção do cliente

O planejamento das publicações promocionais devem ser pensado para impactar o cliente. Seja uma promoção digital ou mídia impressa, a promoção deve chegar até o cliente e chamar a sua atenção e para isso é importante estudar o público-alvo para encontrá-lo e saber o que ele gosta e espera ganhar com promoções.

Imagens de alta resolução com fotos de processos, como preparação e montagem do prato, ajudam muito a impactar positivamente os cliente, assim como direcionar por região e temas de interesses algumas publicações pagas nas mídias sociais (Facebook e Instagram).

Os títulos também devem ser bem pensados, curtos e persuasivos, pois são o conteúdo que vai competir com outras tantas imagens na timeline do seu cliente (se a promoção for online) ou com outros pontos de venda (caso seja offline), além da loja física, em geral, conter muitas distrações e informações que igualmente competem pela atenção de clientes.

A oferta precisa ser atrativa

Após conquistar a atenção e talvez o like do seu cliente, ele precisa decidir por efetivar a compra. E para persuadir o cliente a oferta tem de ser vantajosa ou irresistível para influenciar a fazer o pedido. Portanto, além de conhecer o seu público, pense o que você como consumidor acharia vantajoso para efetuar a compra e o que a concorrência tem oferecido de promoção, para criar um comparativo.

Oferecer desconto de 10% em um lanche de R$ 15,00 não é muito atrativo, pois o desconto de R$ 1,50 não irá motivar seu cliente a comprar com você ao invés do concorrente, principalmente se ele for cliente novo. Também, não é um benefício forte o bastante para despertar o desejo de pedir a comida em promoção, mesmo sem ter pensado em encomendar algo diferente.

O cliente precisa sentir que realmente está ganhando com a promoção, então o lanche de R$15 poderia ser oferecido por R$ 9,90 ou com 50% de desconto em determinado dia da semana ou em uma promoção relâmpago.

Formatos criativos

Os descontos podem variar sendo oferecidos na entrega ou no produto, por dia da semana com recorrência ou promoções específicas.

Cupons de desconto na própria embalagem do produto ou no site da entrega delivery com essa funcionalidade. Os cupons podem ser criados, por exemplo, para datas comemorativas da região, do país ou da empresa, aniversário dos clientes ou vinculado a pessoas influenciadoras na região, como empresários, artistas e blogueiros(as).

Cartão de fidelização (compre 10 e ganhe 1), entrega gratuita para determinados bairros ou dias da semana, combos com o produto principal e acompanhamentos, o dobro de algum ingrediente da comida, entre outros.

Promoções relâmpagos são “imperdíveis” com grande desconto, mas limitadas por um determinado período ou número de clientes. Por exemplo, gerar um cupom de desconto de R$ 20,00 válido apenas para os pedidos dentro de 1 hora ou durante o dia todo ou para os 5 primeiros pedidos e divulgar como promoção relâmpago. Isso estimula o cliente fazer o pedido rapidamente para aproveitar a promoção.

Os clientes que conseguirem comprar ficarão muito felizes e irão divulgar esse ganho e o nome do seus negócio, podendo atrair novos clientes pelo desconto e fidelizar pela qualidade. Além disso, terá mais engajamento nas mídias sociais e os clientes que não conseguirem comprar podem sentir que “perderam” e passarão a acompanhar as suas publicações com mais frequência na expectativa da próxima promoção.

Campanha promocional pode ser criada de acordo com as necessidades de venda do restaurante, como utilizar produto com pouca saída ou no lançamento de um produto.

Sorteios e jogos permitem interação do consumidor por ter um sistema de votação e pontuação e geram bastante engajamento nas mídias sociais.
Vale brinde com valor limitado de compra é sempre uma opção, principalmente para datas comemorativas e aos clientes mais fiéis. Lembrando que sorteio é uma ação proibida no Facebook porque não atende ao regulamento da Caixa Econômica Federal.

Divulgar a promoção

Não adianta planejar e fazer um bom anúncio com oferta atrativa se ninguém ver a promoção. Apenas postar no Facebook não garante que todas as pessoas que curtiram sua página irão vê-la. É importante investir, mesmo que pouco e gradativamente, para impulsionar algumas publicações para que atinjam a maior quantia possível de pessoas da sua região ou do público que você direcionar a promoção.

Também, você deve pensar em variados meios e formatos de veiculação, como nas mídias sociais há ações possíveis no feed de notícias, na barra de anúncios, nos stories, nas caixas de mensagens inbox, além de ações por e-mail marketing e whatsapp, todas utilizando sua base de clientes.

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