Delivery Próprio: a experiência do cliente começa nas redes sociais

Delivery Próprio: a experiência do cliente começa nas redes sociais

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Ter uma presença digital da sua marca é também ter mais oportunidades de vendas online, através de estratégias nas mídias sociais. Planejando objetivos e metas de vendas conforme a realidade do seu produto e  serviço é totalmente possível converter likes em vendas concretas, não apenas vender uma imagem de marca no digital, mas também seu delivery próprio nas redes sociais.

Nas mídias sociais a sua empresa se posiciona com proximidade do seu público consumidor e o trabalho de uma comunicação integrada com marketing de conteúdo se torna decisivo para aplicar estratégias de venda que potencializam o seu faturamento agregando o valor da experiência ao cliente. 

Para contribuir com o aumento das vendas a partir das mídias digitais, nada melhor do que ter um canal de vendas exclusivo, como um delivery próprio personalizado com a sua marca e que faça gestão completa de clientes e cardápio.

Venda ideais e experiências

Esqueça aquela antiga abordagem repetitiva e agressiva de chamada comerciais para comprar o seu produto ou serviço. O discurso de vendas precisa acompanhar as mudanças que os clientes esperam, com valor agregado e a entrega de uma experiência, não apenas uma simples venda. Nessa construção de sentido, a produção de conteúdo para suas mídias sociais precisa investir em postagens institucionais e informativas também, além das comerciais.

O valor simbólico de outras publicações fortalecem a sua presença de marca no meio digital e favorecem a visita assídua do seu público em suas redes, para que sintam vontade de acompanhar seu conteúdo e interagir, inclusive quando houver posts promocionais que direcione ao delivery próprio para efetuar pedidos.

Busque uma comunicação integrada 

As vendas na internet crescem constantemente e o sucesso do e-commerce segue essa tendência de conteúdo diversos, não apenas focado na venda direta. Ou seja, entrega mais do que um produto ou serviço.

As mídias sociais são as grandes responsáveis por esse aumento de valor agregado que aproxima e envolve o público consumidor e também pode ser impulsionado por outros canais, estendendo o conteúdo a uma comunicação integrada vinculando o delivery próprio nas redes sociais da empresa, assim como site, blog, e-mail marketing, messenger, whatsapp, entre outros.

Os formatos divulgados nesses meios igualmente devem variar entre imagens, e-books, vídeo aulas, checklists, palestras, webnários, newsletters, landing page,  vídeos com dicas e tutoriais, entre outros materiais gratuitos mediante um cadastro de e-mail e telefone previamente realizado no ato da primeira compra no delivery ou na loja física.

Com isso, forma-se uma rede fundamental de leads (interessados) do seu negócio e um conteúdo de expertise nos assuntos relacionados ao que você produz, com conteúdos criativos e inspirados no seu dia a dia.

Utilize o Marketing de Conteúdo 

O Marketing de Conteúdo é crucial para realizar o esforço na construção do valor agregado para sua marca, que consiga engajar seu público alvo e ampliar potenciais clientes, a partir de um planejamento de conteúdos relevantes, gentis, atrativos e informativos.

Você pode vender sonhos, soluções de problemas, engajar sobre os valores e a missão que sua empresa preza, que geram identificação do público e o retorno esperado quando publicar promoções do seu produtos ou serviço. É uma atração que se torna conversão de vendas quase que organicamente, a partir do simbólico que sua empresa “vende” junto ao produto.

Por exemplo, se você vende comida e falar de toda a satisfação que implica comer, do cuidado com que é feita a comida, vai remeter a uma indulgência que todo mundo merece, para relaxar e aproveitar a vida comendo. Assim você conquista o  consumidor não apenas pelo sabor, mas também pelo fator conforto, acolhimento, tranquilidade que a sua comida oferece simbolicamente.

Dessa formas, o marketing de conteúdo divulga seus serviços e produtos, sem ser invasivo ou agressivo, entregando uma experiência e um sentimento agradável na comunicação institucional. 

Planeje e alinhe o discurso da sua marca

É importante garantir que a comunicação dos seus conteúdos publicados tenha uma linguagem conectada à personalidade da marca e à forma que a mesma deseja ser vista no mercado por seus consumidores.

Esse discurso precisa ser honesto e, muitas vezes, até intimista, principalmente se tratar de comida, afinal, convidar alguém para sentar-se à mesa para provar da sua comida exige confiança e gentileza para que essa pessoa se aproxime e se entregue à experiência e querer repetir, como um consumidor esporádico que se torna cliente do seu restaurante.

Tenha objetivos e ofertas bem definidos

Algumas questões importantes devem ser feitas ao traçar objetivos, ofertas centrais do seu negócio e um calendário estratégico de conteúdo para publicação. É preciso responder às  questões: o que você quer vender? como definir em imagem e escrita essa oferta? A oferta central está alinhada ao seu público alvo?

A linguagem da sua oferta se ajusta aos meios digitais e ao posicionamento da sua marca (formatos, benefícios, atributos)? Tais respostas contribuem para esclarecer dúvidas sobre o formato de entrega do seu produto ou serviço e direciona melhor estratégias promocionais e de call to action em seus conteúdos. Também, o planejamento estratégico das ações empresariais ajudam a identificar pontos fracos para corrigi-los e pontos fortes para destacá-los.

Compartilhe as experiências positivas dos clientes na sua empresa

Após a venda essa é uma forte estratégia de “venda bem sucedida”, quando relata a experiência positiva que teve ao comprar seu produto. O depoimento/feedback do cliente pode ser solicitado e estimulado, assim como a divulgação do mesmo deve ser planejada pelo marketing de conteúdo.

Essa é a comunicação coerente que se busca para aumentar as vendas através do valor agregado de credibilidade  no mercado, onde a cobra morde o rabo” e a venda comprova a qualidade que é divulgada nas mídias sociais da sua empresa.

É o buzz marketing agindo em prol do engajamento e do reconhecimento da sua marca, comprovando a qualidade entregue em produto/serviço e experiência, que constrói opiniões públicas e cria relacionamentos de fidelidade com seus seguidores.

Texto: Luana Borges

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