As vantagens de ter relatórios no seu restaurante

As vantagens de ter relatórios no seu restaurante

Tempo de leitura: 5 minutos

Cada vez mais a frase “tempo é dinheiro” faz sentido nas nossas vidas cercadas de tecnologia, por isso a importância de usá-lo para o trabalho de forma eficaz e ágil. A análise de relatórios é muito importante para compreender o andamento do seu negócio, em vista disso, é uma tarefa que merece uma devida atenção, mas sem gastar tempo demais em sua execução.

Em razão disso, vamos mostrar algumas formas de relatórios e compreender para que cada um serve.

Relatório de vendas sintético/analítico

O que é? O relatório de vendas nada mais é que uma planilha de acompanhamento de vendas que seu negócio desempenhou em um espaço de tempo. Pode ser feito semanalmente, em quinzenas ou mensalmente, como funcionar melhor para seu fluxo de demandas.

Para que serve? Um relatório de vendas analítico serve para englobar todas as informações de determinada venda, como cadastro do cliente, valor da venda, desconto, impostos, lucro bruto e entre outras.

Já o relatório de forma sintética é uma versão resumida, que fornece algumas informações gerais para um controle mais prático e superficial. Para ser um relatório mais prático, recomenda-se o uso de um softwares ERP para controle das vendas. Abaixo está exemplificado um relatório do tipo sintético:

Base de contatos de clientes, sessão onde ficam registradas todas as compras realizadas.

Relatório de contas a receber sintético/analítico

O que é? É uma planilha que agrupa de diversas formas como boletos, parcelas ou valores que ainda estão para ser recebidos para o seu estabelecimento. Este relatório mostra, em agrupamentos, os tipos de recebimentos pendentes. Na imagem está representada a área de seleção das informações exibidas para controle das contas:

Opções em um sistema ERP para exibição de contas a receber.

Para que serve? Para controlar a situação que se encontram as inadimplências de parceiros, clientes e etc, que estão relacionados com o fluxo de caixa para o seu negócio. O fechamento de contas desta função irá, posteriormente, ao relatório de fechamento de caixa. Seu controle pode ser feita tanto em sistemas desenvolvidos para esse serviço, como planilhas no Excel.

Relatório Nf-e: notas fiscais

O que é? Esse relatório é mais por questões burocráticas. É um apanhado de no mínimo 5 anos de todas as transações feitas no seu negócio. Todas as vendas com notas geradas, as prestações de serviço e assim por adiante, para um controle que o contador deve administrar na hora da prestação de contas ao governo.

Ademais, cada nota fiscal possui um código e informações diferentes, ou seja, recomenda-se usar softwares que recolham essas informações, evitando o acúmulo de papel e informações mais fáceis de serem procuradas.

Para que serve? A Receita Federal exige que todos os estabelecimentos comerciais guardem por 5 anos todas as notas emitidas, de vendas e prestações de serviços, esse relatório serve como uma forma de segurança para comprovar a legalidade do estabelecimento, evitando o pagamento de multas por cometer infrações. 

Relatórios de delivery

Após saber os tipos de relatórios gerais que seu restaurante deve possuir para uma administração correta, é importante trabalhar com ferramentas que auxiliem o acompanhamento desses dados. A plataforma Delivery VIP fornece as informações de todas as suas vendas, e nas datas específicas, assim como um panorama geral de um mês, seis meses e de um ano.

Gráfico de acompanhamento de vendas no mês na plataforma Delivery VIP.

Outra ferramenta disponível é a análise de ticket médio, um indicador de performance, que calcula o valor monetário de suas vendas com a quantidade de pedidos realizado no mês, para estabelecer a quantia x de faturamento por cada pedido.

[E-BOOK] Delivery Próprio: Planejamento para aumentar suas vendas.

Relatório de fechamento de caixa

O que é? É o relatório mais importante para demonstrar a que rumo seu restaurante está. Se tem entrado mais dinheiro do que saído, a margem de lucro e pagamentos, é o relatório que deve ser avaliado para compreender melhor a gestão, metas ou funcionalidade da empresa.

Para que serve? Essa mensuração serve para estabelecer quais ações poderão ser feitas ou compreender como seu negócio tem sido gerido. Por meio dessa análise, será idealizado planos de negócios a serem seguidos, como por exemplo: se tiver um saldo positivo, como poderá manter isso e se tiver um saldo negativo, quais medidas serão tomadas para mudar essa situação. Por ser uma ação operacional, um sistema de gestão que guarde essas informações e processe os dados é uma forma mais rápida e fácil de armazenamento.

Sistema ERP de fechamento de caixa. Entrada e saída de lucros.

Relatório de análise de estoque

O que é?  Para possuir um restaurante de sucesso você deve ter os melhores serviços e produtos a oferecer, mas como saber a quantidade de materiais para comprar que consigam suprir as demandas todos os dias em seu negócio? O relatório de análise de estoque serve justamente para isso. Essa análise pode ser feita em excel, bloco de notas, uma tabela impressa ou em sistema ERP, dependendo de sua demanda e quantidade de materiais utilizados, para que tenha o controle mais preciso.

Para que serve? Ter esse controle de estoque, serve para otimizar seu tempo, dinheiro e reduzir desperdício de materiais. Obtendo uma análise correta, o gerenciamento do seu negócio, os gastos e a agilidade podem contar pontos aos olhos de seus clientes que terão o contato com o estabelecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *