Um conceito de marketing utilizado nas empresas é a calendarização, um planejamento quase sempre anual de datas comemorativas (não necessariamente feriados) em que é possível gerar conteúdo ou fazer alguma ação estratégica envolvendo seus clientes ou colaboradores. Essas datas comemorativa são uma estratégia para atrair clientes para o delivery do seu restaurante.

Há alguns feriados nacionais e internacionais que são mais populares, como dia das mães e dos pais, natal e ano novo, mas para além dessas datas comuns há datas como o dia mundial da pizza que pode gerar um conteúdo interessante para uma pizzaria, um curso gastronômico ou uma empresa de utensílios culinários.

Datas como dia da água, da terra e semelhantes não são reconhecidos como feriados mas causam mobilização de diversos grupos sociais. Então por que não usá-los para gerar promoções, campanhas digitais ou ações que reafirmem seus valores como empresa?

Datas tradicionais 

Dia das Mães, dia dos Pais, Natal e Dia das crianças são datas afetivas mas que geram um grande movimento no comércio, a questão é como abordar essas datas de uma forma criativa e interativa com os clientes. 

Em datas onde a maioria pensa em comprar presentes, como fazer seu restaurante ser uma opção para uma experiência melhor ou tão boa quanto um presente? Ações de interação, descontos, atividades imersivas temáticas são sempre um atrativo. 

Ações voltadas para o público infantil são bem vindas, diferente de ações para o dia dos namorados por exemplo, uma atividade envolvendo os pequenos atrai famílias inteiras e não só casais.

Feriados não comerciais

Alguns feriados não tem apelo afetivo ou sequer são apresentados como feriados comerciais, porém são oportunidades de faturar e inovar, afinal, por mais que alguns feriados não sejam assimilados ao comércio, é importante pensar que as pessoas estão em um dia de descanso da rotina. Atrair a atenção delas para pedirem comida no conforto de casa é acrescentar uma comodidade a esse dia. 

Promoções temáticas, cupons de desconto para delivery, qualquer ação que aumente a sensação de estar aproveitando melhor esse dia de lazer é um atrativo.

Dias específicos

Já foram criados dias específicos para quase todos os temas, e com certeza tem algum para você aproveitar como uma estratégia de lançamento de produto, edição especial, evento ou promoshare.

Há o dia da Pizza (10/07), do Hambúrguer (28/05), do Sushi(01/11), em algum deles, o que melhor se adequar ao seu segmento, temática ou intenção. Você pode explorar as oportunidade de ter em seu cardápio um atrativo, um diferencial dos outros restaurante que talvez nem saibam da existência desta data.

Datas comerciais internacionais

Alguns datas comemorativas internacionais já fazem parte da nossa cultura também, Black Friday e StPatrick’s Day são um exemplo disso. E essas datas podem ser utilizadas para algo que promova o seu negócio ou firme sua marca com um novo público.

Aproveite que as pessoas já estão entusiasmadas e em clima de compra para colocar seu restaurante como uma opção de consumo e que dê a eles a sensação de ganhar vantagens. Essas vantagens podem ser ligadas a descontos, a possibilidade de uma nova experiência gastronômica ou até mesmo de ter um conforto maior ao pedir comida em casa. 

Divulgue o seu negócio!

Independente de qual é o seu segmento alimentício, as datas comemorativas sempre são uma nova oportunidade para atrair e fidelizar clientes no delivery do seu restaurante. As pessoas preferem estabelecimentos que se mostram ativos quanto ao que está acontecendo na época. Leia também: Ideias de promoções para o delivery do seu restaurante

Mas é necessário levar em consideração quais são pertinentes à temática do seu negócio e se comemorar tal data não foge dos valores propostos pela sua empresa. Isto é válido para empresas independentes também mas principalmente para franquias, já que fazem parte de uma rede com valores próprios e pré-estabelecidos.  

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