Quando falamos sobre o setor do varejo, a ruptura do estoque é uma situação que deve ser evitada ao máximo. Ela causa uma queda nas vendas mensais e, pior ainda: a decepção do consumidor, que vai levar seu negócio para outras lojas.

Por isso, é importante conhecer bem o que significa a ruptura de estoque e o que você pode fazer para não deixar seus clientes na mão. Trouxemos as informações mais valiosas sobre o assunto para que você entenda tudo! Leia mais.

O que é a ruptura de estoque?

Basicamente, a ruptura de estoque é quando um produto está indisponível no momento de compra do consumidor. É algo que você costuma vender na sua loja, mas que está em falta quando seu cliente precisa dele.

O termo se refere a uma situação muito simples, mas esse não é um problema pequeno. As rupturas de estoque representam, em média, uma queda de 5 a 10% nas vendas mensais de empresas. E aproximadamente 30% dos consumidores não esperam o produto chegar: eles vão adquiri-lo em outra loja.

A ruptura do estoque é principalmente um problema de organização. Quando se lida com uma variedade extensa de produtos, é importante verificar como exatamente eles saem de suas prateleiras e qual é o nível de ruptura com que está lidando. Para isso, você pode fazer uma conta simples e chegar a uma porcentagem:

Produtos em falta / Total de itens de sua loja

Esse número vai te ajudar a medir o tamanho de seu problema para tomar decisões adequadas para resolvê-lo. E a dimensionar, também, qual o lucro potencial que está sendo perdido pela ruptura.

As principais causas de ruptura de estoque

Muitas vezes, é possível identificar que está havendo uma ruptura de estoque em sua loja, mas não se sabe o porquê. É de sua responsabilidade identificar o motivo para que ele seja ajustado e evitar problemas.

É primordial que você conheça seu fornecedor. Se ele costuma demorar com as entregas, avalie o volume de saída para seu produto e considere montar um estoque de cobertura. Além disso, não faça o cálculo de pedido apenas baseado no histórico de vendas, ignorando a ruptura já ocorrida. Desta forma, esse problema será constante.

Tenha sempre um sistema que funcione para fornecer dados à sua equipe de compras. Ela precisa saber sobre o impacto de promoções, atrasos na entrega… toda e qualquer informação que possa impactar o estoque da loja e a decisão de compras.

Como evitar que meu estoque sofra ruptura?

Uma vez identificada a causa de sua ruptura de estoque, fica mais fácil entender como resolver o problema. Mas existem algumas ações que podem prevenir que isso aconteça, para começo de conversa:

Primeiro, tenha um controle efetivo de seu estoque e faça inventários constantes para saber quais os produtos que estão em suas prateleiras. Além disso, não cometa o erro de divulgar produtos que estão fora de estoque, isso pode causar uma situação bastante desconfortável com seu cliente.

Tenha sempre o controle completo dos prazos de entrega de seus fornecedores e não deixe de cobrá-los. Afinal, quem perde com um eventual atraso é você. Elabore relatórios para que você consiga analisar antecipadamente a eventual falta de produtos. Assim, você consegue aperfeiçoar constantemente a rotina de entrega dos seus fornecedores.

Uma última dica para analisar seu estoque e evitar rupturas!

Lidar com o dia a dia de administrar um negócio não é brincadeira. Por isso, considere usar tecnologias que já existem para te ajudar nesse processo.

Seu cotidiano já envolve lidar com os clientes, seus funcionários e diversas outras responsabilidades. A tecnologia está aí para isso. Assim, você garante que seu nível de ruptura esteja o mais próximo de zero possível!

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