Administrar um negócio na área da alimentação sem utilizar as ferramentas adequadas é como navegar no oceano sem uma bússola. Algumas vezes pode até ser que você acerte, mas com o tempo e a rotina atarefada, os erros aparecem e o sonho acaba.

Quem tem um bar ou um restaurante sabe que o principal desafio para manter o negócio é produzir e vender simultaneamente. E para que isso aconteça, é fundamental ter um rígido controle de qualidade, tanto dos produtos oferecidos, como do atendimento prestado aos clientes.

Isso é possível, mas certamente é preciso contar com o apoio de um sistema de gestão eficiente.

Em que um sistema de gestão para área da alimentação pode ajudar?

No exato momento em que o cliente faz o pedido, um cronômetro é iniciado e o tempo corre bem rápido. Por isso todo o processo de comunicação entre o garçom e a cozinha precisa estar muito bem organizado.

A automação desses processos é a melhor solução para que o bar ou restaurante consiga funcionar com qualidade. Um sistema de gestão eficiente oferece recursos importantes que podem ajudar no registro dos pedidos e na comunicação com a cozinha, mas também na administração de insumos, finanças, contabilidade, etc.

Um sistema de gestão auxilia na padronização dos processos, simplifica a burocracia e contribui para reduzir os desperdícios, tão comuns nesse ramo de atividade.

Saiba mais sobre Gestão de estoque: conheça a sua importância para os restaurantes

Como escolher o melhor sistema para área da alimentação?

Existem diversos sistemas de gestão no mercado, e muitos deles podem até ser adaptados para as atividades de bares e restaurantes, mas o ideal é que você escolha um software especificamente criado para esse segmento, para garantir que ele atenderá todas as necessidades do seu negócio.

Veja quais itens você deve ter atenção para contratar o melhor sistema de gestão:

1. Ser projetado por alguém com experiência na área

Sim, nesse negócio quanto mais experiência na área, mais conhecimento e recursos importantes estarão incluídos. Somente alguém que já trabalhe com esse segmento pode saber tudo o que um bar ou restaurante precisa no dia a dia.

2. Ter clientes satisfeitos

Esse item complementa o anterior. Se o sistema realmente for bom certamente terá muitos clientes do ramo da alimentação comentando positivamente sobre o software e sua funcionalidade.

3. Ser hospedado na nuvem

Esse item é fundamental já que somente dessa forma você tem acesso aos dados da empresa em qualquer lugar, até mesmo pelo celular. Isso gera liberdade de poder controlar o negócio mesmo de longe, se for preciso.

4. Fornecer relatórios atualizados em tempo real

Um bom sistema de gestão permite que sejam retirados relatórios diversos como do estoque, dos itens mais consumidos, da produtividade dos funcionários, e essas informações ajudam a tomar melhores decisões sempre.

5. Ser compatível e permitir a integração com outros sistemas

Verifique se o sistema de gestão é atualizado com frequência e se acompanha as necessidades do mercado. Além disso, verifique se, por exemplo, o sistema é integrado com o software utilizado pelo seu contador, com os aplicativos de delivery, etc.

6. Oferecer recursos de comandas, balcão e pagamento simplificado

Para agilizar o atendimento é importante que o sistema de gestão ofereça recursos de comanda, que monitore os pedidos pendentes e que tenha um sistema de pagamento rápido para evitar a formação das filas.

Todas essas informações são essenciais para escolher o melhor sistema para área da alimentação.

Se você quiser saber mais sobre os sistemas de gestão para bares e restaurantes e sobre como ter um negócio de alimentação de sucesso, continue acompanhando as publicações no nosso blog.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.