Desde 2020, em que a Organização Mundial de Saúde anunciou a pandemia do Covid-19, todos os estabelecimentos tiveram que adotar medidas de segurança como o uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social. Nesse contexto, alguns segmentos tiveram que redobrar seus cuidados com a limpeza e organização, como o setor alimentício e de serviços. 

Com isso, dicas de como evitar a contaminação do seu restaurante, lanchonete, pizzaria, entre outros espaços, foram muito buscadas na internet. 

Afinal, nenhuma empresa séria está interessada em virar capa de jornal ou piada de redes sociais como um restaurante sujo ou irresponsável.

As normas de higiene e organização para estes estabelecimentos já são orientadas por criteriosas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Tais regras precisam ser seguidas à risca para evitar multas e até mesmo o fechamento do restaurante. Por isso, quando se trata de evitar a contaminação no seu restaurante, é preciso considerar as orientações que dizem respeito tanto aos procedimentos adotados pelos trabalhadores internamente, quanto na edificação, equipamentos, móveis e utensílios utilizados.

Para que você conheça algumas dessas regras e o que pode ser melhorado em seu estabelecimento, neste texto separamos as principais orientações para evitar a contaminação no seu restaurante. Acesse aqui a resolução da Anvisa na íntegra.

  1. Boas práticas para o segmento de alimentação
  2. Regras para instalações 
  3. Matéria-prima, ingredientes e embalagens
  4. Armazenamento e transporte

Boas práticas para o segmento de alimentação

De acordo com a cartilha “Boas Práticas para Serviços de Alimentação”, desenvolvida em 2004 pela agência, as boas práticas se referem a normas de higiene que devem ser obedecidas pelos trabalhadores do ramo da alimentação. 

A cartilha foi amparada na Resolução-RDC nº 216/2004, e prevê um cuidado que vai desde a compra dos produtos a serem utilizados para preparar os alimentos até a venda ao consumidor. O grande objetivo dessas orientações é evitar a proliferação de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Aqui, listamos algumas dessas orientações mais importantes para que você entenda como evitar a contaminação no seu restaurante.

  • Para quem trabalha no segmento de alimentação é importante manter a higiene pessoal, por isso, esteja sempre limpo. Retire brincos, pulseiras, anéis, aliança, colares, relógio e maquiagem. Também é importante manter as unhas curtas e sem esmaltes.
  • Use cabelos presos e cobertos com redes ou toucas, também é importante manter-se sem barba, ou utilizar tocas próprias para essa região.
  • O uniforme deve ser usado somente na área de preparo dos alimentos. Troque seu uniforme diariamente, pois ele deve estar sempre limpo e conservado. 
  • Lave bem as mãos antes de preparar os alimentos e depois de usar o banheiro, de atender o telefone e de abrir a porta. Na área de preparo, a pia para lavar as mãos não deve ser a mesma para a lavagem dos vasilhames. 
  • Atenção para não fumar, comer, tossir, espirrar, cantar, assoviar, falar diretamente ou mexer em dinheiro durante o preparo de alimentos. Se estiver doente ou com cortes e feridas, não manipule os alimentos. 

Regras para instalações

As regras para instalação referem-se ao ambiente em que os alimentos serão preparados e comercializados. De acordo com a Anvisa, as orientações para as instalações são:

  • O local de trabalho deve ser limpo e organizado. Mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e ao final das atividades de trabalho.
  • Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas e devem ser retirados os objetos sem utilidade das áreas de trabalho.
  • Deve haver sempre rede de esgoto ou fossa séptica. As caixas de gordura e de esgoto devem estar localizadas fora das áreas de preparo e de armazenamento de alimentos.
  • O local de trabalho deve ser mantido bem iluminado e ventilado. As lâmpadas devem estar protegidas contra quebras.
  • As superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas e mesas, devem ser mantidas em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos.
  • Nunca guarde os produtos de limpeza junto com os alimentos. Não utilize produtos de limpeza clandestinos. 
  • A limpeza do ambiente é importante para prevenir e controlar baratas, ratos e outras pragas. Os venenos devem ser aplicados somente quando necessário e sempre por empresa especializada.

Matéria prima, ingredientes e embalagens

Quando se trata da produção dos alimentos, embalagens e os processos de cozimento, é preciso redobrar a atenção. Desde a lavagem até o uso correto dos utensílios, as recomendações da Anvisa preveem: 

  • Compre os ingredientes em estabelecimentos limpos, organizados e confiáveis.
  • Armazene imediatamente os produtos congelados e refrigerados e depois os produtos não-perecíveis. Os locais de armazenamento devem ser limpos, organizados, ventilados e protegidos de insetos e outros animais
  • Não use e não compre produtos com embalagens amassadas, estufadas, enferrujadas, trincadas, com furos ou vazamentos, rasgadas, abertas ou com outro tipo de defeito. Limpe as embalagens antes de abri-las. Os ingredientes que não forem utilizados totalmente devem ser armazenados em recipientes limpos e identificados com:

– nome do produto;

– data da retirada da embalagem original;

– prazo de validade após a abertura 

Armazenamento e transporte

Em relação ao armazenamento, em especial na etapa de Delivery, é importante estar atento. Afinal, essa é a etapa final para que seu cliente consuma uma boa experiência em seu estabelecimento. Por isso, siga as seguintes dicas:

  • Armazene o alimento a ser transportado em vasilhames bem fechados. Os vasilhames devem estar identificados com:

– o nome do alimento;

– a data de preparo;

– o prazo de validade.

  • Se o transporte for longo, o alimento deve ser mantido em caixas térmicas apropriadas. O veículo utilizado no transporte deve ter cobertura para proteção dos vasilhames e, principalmente, deve estar limpo.

Agora que você conferiu algumas das instruções orientadas pela Anvisa, deve começar a organizar o seu negócio. Seja qual for a época, tratando-se de restaurantes, um estabelecimento limpo e organizado é muito mais favorável para fidelizar os clientes

Confira outros textos em nosso blog para potencializar os resultados do seu restaurante.

DeliveryVIP © Copyright 2024. Todos direitos reservados.