Ter um bar ou restaurante de sucesso é o sonho de muita gente. Seja por estar insatisfação na carreira em que está inserido, vontade de ter seu próprio negócio, flexibilidade, ausência de chefes, enfim. Os motivos podem ser muitos e os mais variados. Agora, quantos bares e restaurantes você já viu abrir e encerrar as atividades depois de um período curto de tempo? 

Isso acontece mais do que você imagina e a crise do coronavírus intensificou ainda mais esse fato.  Uma matéria afirma que um a cada quatro restaurantes fechou as portas no Brasil em 2020.

Vimos, ao mesmo tempo, uma expansão dos deliverys, que foi a solução adotada por muitas empresas para manter o fluxo de vendas e desviar dos prejuízos causados nesse cenário de pandemia. O que já era uma realidade, ganhou mais força, devido a praticidade, comodidade e segurança oferecida aos clientes. Mas, engana-se quem acha que foi uma mudança fácil e rápida! 

É sobre isso que vamos falar aqui e sobre como o nosso sistema pode ajudar a superar todos esses desafios, principalmente, em tempos de pandemia.

Quais são os maiores problemas na gestão do delivery de bares e restaurantes?

A gastronomia não é a única habilidade exigida para quem quer estar no segmento dos bares e restaurantes. Apesar de ser atrativo e promissor quando feito da forma correta, existe uma série de questões que precisa ser pensada antes de qualquer tomada de decisão. Muitas dessas questões são ignoradas, o que é um grande erro por parte dos empreendedores, pois qualquer detalhe pode gerar uma frustração.

Por isso, antes de citar nossas soluções, vamos citar os principais erros cometidos por quem tem ou vai ter seu bar ou restaurante e precisa investir no sistema de delivery.

1. Ausência de planejamento

Pode parecer simples, mas elaborar um bom delivery é um pouco mais complexo. Isso porque envolve diversas áreas, passando desde o atendimento, preparação do pedido, até a logística de armazenamento e entrega.

A falta de planejamento em qualquer uma dessas etapas, pode proporcionar uma experiência negativa ao seu consumidor. Portanto, planeje cada uma das suas atividades, para que todos os setores dentro do seu negócio estejam conectados e funcionem bem, desde o início até o final do processo. 

Além disso, dentro desse planejamento, devem estar incluídos os gastos, investimentos, metas a curto e longo prazo, objetivo, entre outros fatores.

2. Não pensar na logística

Como uma parte do seu restaurante vai ser dedicada ao delivery, é essencial que se pense na logística de entrega, não é verdade? 

Muitas empresas têm apostado nos marketplaces que, apesar de todos os benefícios trazidos pela plataforma, possuem suas desvantagens, como altas taxas de comissão, alta concorrência, entre outros. Uma outra solução, é apostar em plataformas White-Label, como a Delivery Vip.

Estude, faça uma pesquisa de mercado e procure entender melhor o seu público-alvo. Assim, você consegue traçar melhores estratégias para ter um delivery eficiente e rápido!

3. Não pensar na divulgação

É preciso aparecer para o seu cliente! Não adianta nada ter bons produtos e ser um lugar diferenciado se as pessoas não ficarem sabendo da sua existência.

Divulgue em redes sociais, invista em anúncios na internet, crie promoções diferenciadas, formas de fidelização dos clientes e, se preciso, contrate um profissional do marketing. A comunicação é extremamente importante para quem deseja vender, não só produtos, mas valor.

4. Equipe mal preparada

Além do preço e da qualidade dos pratos, os clientes prezam por boas experiências. Por isso, todos da equipe devem estar alinhados com os propósitos da empresa.

Um membro da equipe que não esteja preparado adequadamente pode cometer erros simples, que podem se tornar ruins para seus consumidores. Então, opte por treinamentos, feedbacks e diálogos constantes para que todos saibam o que pode ser feito para melhorar.

5. Falta de atualizações

O cliente se deparar sempre com os mesmos itens do cardápio pode não ser uma boa ideia. Além disso, busque por alternativas que o mantenham por próximo e que sempre considerem escolher o seu bar ou restaurante para fazer o pedido. Algumas ideias são: cupons de descontos, promoções para cada dia da semana, leve um item e ganhe outro, “cartão” fidelidade, entre outros.

Quais são as nossas soluções para os problemas de delivery de bares e restaurantes?

Todos os problemas apresentados podem ser motivos de avaliações negativas, experiências ruins do usuário e, consequentemente, perda de vendas, clientes e lucros.

Diante de tantos desafios, nós da DeliveryVip temos as soluções que vão otimizar e melhorar todos os processos dentro da sua empresa, a fim de ajudar na organização do início ao fim do processo de compra do seu cliente. Conheça algumas funcionalidades do nosso sistema que são fundamentais.

Valorização e reforço de marca

Personalize o seu aplicativo de acordo com a sua identidade visual. 

A identidade visual serve para reforçar o reconhecimento e valores da sua marca. Quanto maior a sua presença for, maior será a lembrança e a chance de um relacionamento mais próximo com o seu cliente!

1. Organização dos pedidos

Nosso software possui um dashboard para você controlar todos os pedidos, ou seja, há um painel gráfico de fácil utilização para que você possa acompanhar tudo o que está chegando de demanda no seu estabelecimento em tempo real. Assim, fica muito melhor para controlar o tempo para que a entrega seja feita dentro do prazo.

2. Sistemas de integrações 

Integre os diversos segmentos do mercado e tenha mais segurança dos dados, facilidade na troca de informação e acompanhamento de acessos, permitindo, assim, maior controle na identificação e localização de pessoas que tentaram acessar a sua empresa, reduzindo o trabalho manual.

Outros sistemas integrados são:

  • Google Maps: diminui os erros na entrega.
  • Conta Digital: você pode receber diretamente  em sua conta digital.

3. Fidelização e experiência dos clientes

Diferente dos marketplaces, com o DeliveryVip a base de clientes pertence a você. Dessa forma, é possível saber quem são os que mais consomem e os que menos consomem no seu estabelecimento, podendo criar campanhas e promoções diferenciadas para cada grupo de pessoas. 

Além disso, nosso sistema é totalmente responsivo, ou seja, adaptado para todos os tipos de dispositivo, valorizando a experiência do usuário.

Conclusão

Um delivery vai muito além de entregas rápidas. É um sistema que exige muito cuidado e atenção para que seja eficiente e bom, tanto para o dono do local, quanto para o cliente que faz o pedido.

Viu só como a DeliveryVip pode ser a solução ideal para ajudar a organizar o  delivery do seu bar ou restaurante? Faça uma demonstração gratuita e fale com a nossa equipe!

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